Antecedentes da administração geral
1.1 – Antecedentes, conteúdo e objeto da Administração.
Para a sobrevivência do homem e sua manutenção este dedicou à caça/pesca enquanto a mulher ficava cozinhando e cuidando da família.
O homem e a mulher passam a desempenhar papéis diferentes e a posicionarem-se diversamente dentro da sociedade, que perdura até hoje.
Essa é a especialização de atividades, que se inicia na família e depois expande para a economia, religião, política e educação.
O processo de diferenciação é denominado pela Antropologia de “institucionalização”.
A instituição vem suprir uma necessidade material, espiritual, familiar e é criada porque tem a função de suprir uma carência do homem.
Para isso precisa de uma estrutura de pessoas nela (instituição) envolvida e pertencente à sociedade global.
Ex.:
1. surge a necessidade de armazenar, emprestar em transferir dinheiro e com isso aparecem as instituições bancárias, ao lado de outras destinadas a prestação de serviços e produção de bens, que ficaram conhecida como instituições econômicas.
2. a expansão dos negócios faz com que apareça uma necessidade da sociedade como viajar com segurança, fechar negócios em cidades distantes e obterem dinheiro para investimento, surge então as instituições bancárias.
O que é uma organização? É uma associação de pessoas que tem como função produzir bens e serviços que irão atender necessidades de seus próprios participantes.
A necessidade social dos doentes serem tratados propiciou o aparecimento do curandeiro da tribo, depois, do “físico” da Idade Média e, por fim, o profissional médico.
As organizações começaram a perceber que alguém tinha que tomar conta de suas operações presentes e futuras.
A figura do dirigente, de início um prático hábil, empirista é substituído pelo Administrador profissional.
Para atender às necessidades da organização o Administrador tem que ser: eficaz – produzir bens/serviços e atender as necessidades da sociedade;