Cabotagem
FACULDADE UNA DE CONTAGEM Curso Superior em Tecnologia em Logística Proposta Projeto Aplicado
A CABOTAGEM COMO MATRIZ DO TRANSPORTE BRASILEIRO
Módulo: 2
Orientador: Wesley Teófilo de Oliveira
Contagem Maio/2012
1
INTRODUÇÃO:
Com base nas descrições das bibliografias consultadas, cabotagem é denominada como transporte marítimo realizado entre dois portos da costa de um mesmo país ou entre um porto costeiro e um fluvial. De acordo com a ANTAQ – Agência Nacional de Transporte Aquaviário, citado em Nobrega (2003), o país apresenta 8511km de extensão da costa, sendo no litoral ou próximo a ele, onde se concentra as principais cidades, os polos industriais, os centros consumidores, além da grande quantidade de portos em operação. Esses fatores, em conjunto, favorecem o uso da cabotagem como alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores. Apesar disso, o modal rodoviário realiza diversas operações que deveriam ser transportadas por cabotagem (FILHO et. all., 2011)
Conforme (MACHLINE; 2011), há três segmentos da cabotagem, distintos em termos de mercadorias transportadas e configurações físicas: Granéis líquido: petróleo e derivados, álcool, combustíveis, produtos químicos diversos, gás liquefeito; Granéis sólidos: minérios, cereais, sal marinho, açúcar, fertilizantes; Carga geral, solta ou conteinerizada: alimentos, máquinas, eletrodomésticos, eletrônicos, veículos, etc. Destaca-se, ainda, que, no segmento de carga geral reside o maior potencial de alteração de modal, sendo que em matéria de granéis líquido e sólidos, a maior parte do que pode ser transportado por cabotagem já o está sendo.
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
A cabotagem pode se tornar a matriz de transporte brasileira e atender as demandas internas no segmento de carga geral com melhor custo-benefício?
2
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Pretendemos levantar informações para o conteúdo do nosso trabalho em banco de dados digitais, bibliografias de logística, revistas