CABOCLO
Há asas de diversos tipos como pode ser observado abaixo: curtas ou longas, largas ou estreitas. A diversidade na forma das asas está intimamente associada com o tipo de vôo das aves. Forma da asa
Exemplo
Para que serve?
Asas planadoras estreitas
Esse tipo facilita o vôo planado onde a ave, ao invés de bater asas, deixa-as abertas e aproveita a corrente de ar.
Enquanto houver correntes de vento, a ave poderá ficar voando. É assim que afragata aproveita a corrente marítima e voa com grande economia de energia.
Asas planadoras largas
Esse tipo de asa possui uma superfície grande e está adaptada para o vôo em grandes altitudes. Como no caso anterior, as asas estão a maior parte do tempo abertas. Para ganhar altitude, essas aves pegam carona nas correntes térmicas ascendentes.
O gavião carijó é uma ave de rapina que ganha altitude de ar e plana a procura de presas no solo; Você já deve ter visto bandos de urubus-de-cabeça-pretavoando em círculos. Nesse momento, estão ganhando altitude para lá do alto, procurarem carcaças de animais dos quais se alimentam.
Asas elípticas
As asas elípticas são curtas e estão adaptadas para decolagens rápidas e vigorosas. São ótimas para fugir de predadores e fazer manobras mudando rapidamente a trajetória do vôo. (pássaros, galináceos perdiz, pica-pau e nos pombos).
Asas de alta velocidade
As asas de alta velocidade são curtas, estreitas e curvas. Proporcionam não só velocidade mas também excelente manobrabilidade. São asas que estão batendo freqüentemente. Graças a asas como essas, oandorinhão muda a trajetória do seu vôo a qualquer momento, possibilitando sucesso na captura de presas e a sua própria fuga dos inimigos naturais. Já os beija-flores que nunca param de bater as asas, além de velozes, fazem manobras espetaculares, entre eles pairar no ar e voar para trás.
Outras funções para as Asas
Os