cabeça pescoço e tronco
INTRODUÇÃO:
Capacidade funcional é a capacidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência. A independência funcional requer força muscular, equilíbrio, resistência cardiovascular e também motivação. A falta de atividade física e o envelhecimento são dois fatores que favorecem a deterioração de vários sistemas e qualidades físicas, diminuindo a capacidade funcional do corpo humano. Por isso, a prática de exercícios que possam manter ou recuperar a capacidade funcional é fundamental para todo ser humano independentemente da fase da vida em que este se encontra.
O QUE É
O treinamento funcional é um método de treinamento que visa o equilíbrio das estruturas musculares, a prevenção de lesões e a melhora na performance de atletas.
Muitas vezes, por questões estéticas ou mesmo falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura mais superficial e de forma isolada, sem se preocupar com o movimento como um todo. Isso acontece na musculação convencional.
Os músculos fortes ficam cada vez mais fortes e conseqüentemente os músculos mais fracos (e não menos importantes) ficam cada vez mais fracos. Esta forma de treinamento gera um desequilíbrio progressivo, com redução da eficiência dos movimentos, o que se torna fonte de lesões comuns.
A forma com que os exercícios são realizados nos aparelhos convencionais de musculação reduzem a exigência da coordenação e estabilização que o exercício livre exige, pois estes aparelhos já servem como estabilizadores das articulações.
No treinamento funcional o trabalho muscular não é realizado isoladamente, isto é, os exercícios são executados de forma global (forma em que a musculatura é exigida nos movimentos do dia-a-dia ou de um esporte específico). Assim, toda a cadeia muscular é fortalecida, gerando mais força, potência muscular, estabilidade, equilíbrio e coordenação motora.
O Treinamento Funcional não é um método novo. É um modelo de