Pescoço, arterias e vasos linfaticos
PESCOÇO: ARTERIAS E VASOS LINFATICOS
ARTÉRIAS DO PESCOÇO
Para falarmos das arterias do pescoço, precisamos iniciar citando a origem das mesmas que se dá no arco da arteria aorta.
A a. aorta se inicia no coração, na base do ventriculo esquerdo, logo que sai do coração ela se curva formando um arco para a esquerda dando origem a três artérias, sendo elas:
• Tronco braquiocefálico arterial
• Artéria carótida comum esquerda
• Artéria subclávia esquerda
O tronco braquiocefálico arterial dá origem à duas artérias, a artéria carótida comum direita e a artéria subclávia direita. Essas são responsáveis pela irrigação da cabeça e pescoço, (a. carótida comum direita), e encéfalo, medula espinhal, pescoço, ombro e membros superiores, (a. subclávia direita).
Antes de entrar na axila a artéria subclávia dá um ramo para o encéfalo, chamada de artéria vertebral, que passa nos forames tranversos da C6 à C1 e entra no crânio através do forame magno, sendo uma das artérias mais importantes na irrigação do encéfalo e da medula espinhal. Então as artérias vertebrais direita e esquerda fundem-se no clivo do osso occipital para formar a artéria basilar. Em seu trajeto, emite ramos musculares para os músculos profundos do pescoço e ramos espinhais para a medula espinhal e para as vértebras.
As artérias vertebrais direita e esquerda e as artérias carótida comum direita e esquerda são responsáveis pela vascularização arterial do pescoço e da cabeça.
A artéria carótida comum sobe pelo pescoço lateralmente á traquéia, (onde se pode palpar facilmente o seu pulso), coberta pelo músculo esternocleidomastóideo e é acompanhada pela veia jugular interna pelo nervo vago, constituindo o feixe vasculo-nervoso do pescoço, é cruzada pelo ventre superior do músculo omo-hióideo e pelas veias tireóideas superior e média.
Esta não emite nenhum ramo até o seu ponto de divisão que se dá no nível da margem superior da cartilagem tireóide da laringe, (4ª vértebra