Cabelo
[pic] [pic]
INTRODUÇÃO ← No ser humano o cabelo não possui nenhuma função vital; ← Todavia a importância social e psicológica é imensurável; ← Interfere como ele se relaciona com o meio; ←
Apesar de não ter função vital, os pelos são responsáveis por: ← proteção da pele contra a radiação solar; ← Reduzir o atrito nas áreas intertriginosas; ← Proteger as áreas orificiais; ← Faz parte do aparelho sensorial cutâneo.
DEFINIÇÃO • O cabelo (do latim capillus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior); O cabelo é um órgão propriamente dito, autônomo e capaz de autorrenovar-se de forma cíclica; • Sua estrutura biológica é altamente organizada.
← O folículo piloso começa a desenvolver-se na vida embrionária por volta da nona semana; ← Após 22 semanas, o feto já tem todos os seus folículos maduros, e não há formação de novos folículos após esse estágio; ← O número de pelos que a pessoa terá é determinado antes do nascimento, incluindo os do couro cabeludo.
ESTRUTURA DO FOLÍCULO PILOSO
← São estruturas filoformes; ← Compostas por queratinócitos anucleados; ← Biologicamente mortos; ← Produzidos pelos folículos pilosos.
QUANTIDADE EXISTENTE:
← Há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês.
ESTRUTURA DO CABELO
O cabelo é constituído por 2 partes:
← HASTE (parte livre) ← FOLÍCULO PILOSO (raiz)- porção intradérmica, incluso profundamente (4 mm) no couro cabeludo. ← O pelo não é uma estrutura isolada dos outros elementos da pele; ← É contínuo com a epiderme; ← Ricamente inervado; ← Altamente vascularizado.
FOLÍCULO PILOSO
O folículo piloso divide-se em:
← Infundíbulo – se estende desde o óstio (abertura folicular) até a inserção da glândula sebácea);