cabeleireiro
Olá Meninas,
Hoje vou falar um pouquinho sobre a importância dos aminoácidos para os cabelos, vou citar eles em ordem decrescente, vou falar de apenas alguns dos aminoácidos, pois é muito difícil de encontrar matérias específicas sobre aminoácidos X cabelo, quando é procurado aminoácidos na internet, o que mais se acha, é sobre musculação! Por isso hoje, depois de quase 3 meses tentando fazer esta pesquisa, coloco aqui o melhor do que achei sobre os aminoácidos e suas funções para os cabelos.
Só para entender a importância dos aminoácidos é importante lembrar que o fio de cabelo tem uma estrutura de 85% formada por um tipo de proteína chamada queratina (muito conhecida por nós adoradoras de cremes de cabelos), que por sua vez é formada por 19 tipos de aminoácidos. Sendo eles então:
1. CISTINA - 14 a 16,5%
A Cistina é um aminoácido que ajuda no crescimento dos fios de cabelo, tem presente em muitos cosméticos e modifica a estrutura dos fios. Eles são envolvidos na produção de colágeno para elasticidade e textura da pele, e na alfa-queratina para unhas e cabelos.
2. ÁCIDO GLUTÂMICO - 14,3 a 15,5%
Apesar da grande concentração deste componente no cabelo, achei pouquíssimos lugares falando da função deste aminoácido para o cabelo. Apenas que ele é usado na fabricação de surfactantes.
3. SERINA - 9,6 a 10,8%
Melhora a penteabilidade dos cabelos, melhora as propriedades físicas da fibra do cabelo tais como o brilho, aspecto de liso, maciez e integridade das cutículas. É usado nos cosméticos como hidratante.
4. ARGININA - 8,8 A 9,6%
Ela estimula a micro-circulação para uma melhor nutrição no bulbo capilar, favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e o fio. É muito utilizado para produtos cosméticos pois possui grande propriedade hidratante.
5. TREONINA - 6,5 a 7,5%
Importante para a produção de glicina e serina. E é muito usado em cosméticos farmacêuticos.
6. LEUCINA - 6,4 a 6,9%
É