cabeleireiro
A maioria dos fabricantes de cosméticos capilares, sempre indicam a utilização dos três produtos:
Shampoo - máscara - condicionador.
Isso faria muito sentido pra mim, se o condicionador tivesse um pH menor que o da máscara; porém, geralmente não é isso que acontece.
E eu também questiono, até que ponto essa indicação da utilização dos três produtos, não seja meramente uma estratégia lucrativa, não é mesmo?
Devido a este questionamento, passei a ficar mais atenta aos resultados da utilização das máscaras junto aos condicionadores, e tenho percebido, que sempre que utilizo uma máscara com pH baixo, e depois uso um condicionador, o efeito de "derretimento" que geralmente as máscaras ácidas proporcionam aos fios, simplesmente vai embora pelo ralo... literalmente falando! E depois de secos, o resultado também não fica tão satisfatório, como quando eu não utilizo o condicionador.
Logo, percebi que isso acontece, devido o pH do condicionador ser mais elevado que o da máscara utilizada.
Já vimos a importância do pH para o tratamento dos cabelos (aqui), e sabemos que um pH ácido favorece o equilíbrio do pH dos fios, principalmente para quem faz uso de procedimentos químicos como coloração, alisamento, etc.
Infelizmente, não é a maioria dos fabricantes que indica o pH no rótulo dos seus produtos. Muito pelo contrário... são pouquíssimas as empresas que o fazem. E isso dificulta bastante na escolha de produtos certos para o tratamento dos fios. Pois quem tem cabelos com química, necessitam utilizar produtos com pH mais baixo.
Máscaras de tratamento com pH baixo, ainda são mais fáceis de serem encontradas, mas condicionadores são bem mais raros...geralmente, só os de uso profissional.
E a