dimensionamento de dreno
ENGENHARIA DE MINAS
JÉSSICA MATHIELO
LUDMILA BRANDÃO
PAMELA SILLER
RAFAELA FARINAZO
DIMENSIONAMENTO DE DRENO
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2014
JÉSSICA MATHIELO
LUDMILA BRANDÃO
PAMELA SILLER
RAFAELA FARINAZO
DIMENSIONAMENTO DE DRENO
Trabalho apresentado à disciplina Hidráulica e Hidrologia do Curso de Engenharia de Minas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
Prof. DSc. Alexandre Vieira Bahiense.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2014
INTRODUÇÂO
A drenagem consiste na recepção da água superficial do terreno, com a finalidade de criar um curso onde a mesma não tenha contato com o passivo em questão.
Os sistemas de drenagem podem ser classificados em superficiais e subterrâneos. Os de drenagem superficial visam remover a água acumulada sobre o solo, enquanto os de drenagem subterrânea têm por objetivo remover o excesso de água do interior do solo, exercendo certo controle sobre a posição do lençol freático.
O espaçamento e a profundidade dos drenos são os dois principais parâmetros considerados no dimensionamento de um sistema de drenagem, sendo a relação entre eles dependente de características do solo, da planta, do regime de escoamento e de critérios de drenagem a ser estabelecidos pelo projetista.
Os principais tipos de materiais para execução dos drenos são aço soldado, aço escovado, concreto cerâmica, alvenaria de pedra e utilização do solo.
Os drenos de concreto são ideais para o escoamento de pequenos, médios e grandes volumes de águas. Além disso, também são artefatos de cimento muito aplicados em vertentes de águas ao ar livre. Usadas também em encostas, barrancos e taludes.
ESCOLHA DA LOCALIDADE À SER FEITA A DRENAGEM:
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim – ES
Localidade: Itaoca Pedra.
Latitude: 20º 43’ 39”. Longitude: 41º