dei verbum
Francisco Elias Barbosa Sampaio
DISCIPLINA: TEOLOGIA FUNDAMENTAL
Tema: Dei Verbum
Trabalho apresentado ao Departamento de Teologia da Faculdade Católica de Fortaleza como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Teologia.
Prof.: Ms. Pe. Judikael Castelo Branco
Fortaleza
2015
1 - INTRODUÇÃO
Um dos mais importando documento dogmático da Igreja Católica Apostólica Romana é a Constituição Dogmática Dei Verbum, esse documento foi fruto de vários concílios e debates sobre a doutrina da igreja, em especial o concilio vaticano II, em 18 de novembro de 1965, foi promulgado pelo mesmo concilio e assinado pelo Papa Paulo VI e pelos Bispos Conciliares.(DV pg. 23)
Esse importante documento trata de um Proêmio e seis capítulos que traz os seguintes temas: I- A Revelação; II- A Transmissão da Revelação Divina; III- A Inspiração Divina e a Interpretação da Sagrada Escritura; IV- O Antigo Testamento; V- O Novo Testamento; e VI – A Sagrada Escritura na vida da Igreja. A Constituição Dogmática é considerada a norma de mais alto grau de importância, pois ela apresenta a doutrina da Igreja que serve de base para a fé católica, esses devem aceitar como autentica e inquestionável em seus pontos fundamentais. (DV pg. 1 a 23)
Ao dedicar uma Constituição Dogmática sobre a Revelação de Deus, o Vaticano II quis mostrar, que tudo na Igreja ‘gravita’ em torno de seu Senhor e que ela existe em função Dele; e que a Revelação de Deus é dinâmica, pois a cada dia Ele se revela à humanidade.
A DV é um dos Documentos mais usados, devido ao avanço dado sobre a Palavra de Deus, seja no seu estudo científico, seja na sua vivência prática, na vida das comunidades, baseada especialmente nos pequenos círculos fundados na Palavra de Deus, e mesmo na própria pregação, a homilia com mais enriquecimento e mais serenidade. (DV pg. 3)
2 – APRECIAÇÃO SOBRE A DEI VERBUM DO CAPÍTULO I – A REVELÇÃO
No capítulo