Dei Verbum e suas cotribuições para estudos da Bíblia
555 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃODei Verbum, é um dos Documentos muito importante do Concílio Vaticano II (1962-1965):
Constituição Dogmática sobre a Revelação. Neste trabalho, buscaremos os aspetos que contribuim para o uso e estudo da Bíblia e depois apresentaremos algumas atualidades da pastoral de hoje.
Em primeiro lugar, Dei Verbum fala da Revelação: é um diálogo de Deus com a humanidade através de sua Palavra eterna feita carne, Jesus. Este diálogo é para nos levar à vida com Deus, a vida eterna, nossa plenitude (cf. DV 2). a Revelação inclui também verdades reveladas que devem ser cridas porque foram reveladas por Deus (cf. DV 6).
Em segundo punto, Dei Verbum trata se da transmissão da Revelação: Cristo, Revelação do Pai, confiou a Revelação aos apóstolos que pregaram, viveram e, por inspiração do Espírito Santo, colocaram por escrito a mensagem salvífica. Para que essa mensagem de salvação continuasse viva na Igreja os Apóstolos deixaram os Bispos como seus sucessores e guardiões verdade salvífica, contida na Tradição oral e na Sagrada Escritura (cf. DV 7).
Além disso, Dei Verbum afirma que a Escritura é toda ela inspirada por Deus, pois os seus autores escreveram por inspiração do Espírito Santo, de modo que, mesmo que cada autor dos livros bíblicos tenha seu estilo e sua visão, o autor final da Escritura é o próprio Deus e a Bíblia é realmente palavra de Deus que nos transmite a verdade para a nossa salvação. A verdade sobre Deus, sobre o homem e sobre o sentido da vida e do mundo (cf. DV 11). Por isso, a interpretação correta da Bíblia requer que se conheça a cultura do povo da Bíblia, a mentalidade e intenção do autor sagrado, bem como o gênero literário em que tal ou qual obra foi escrita.
Depois, fala se de Antigo Testamento: é a Palavra de Deus e prepara para o Cristo e, por isso, somente pode ser bem compreendido à luz de Cristo. No capítulo V, fala do Novo Testamento, mostrando que ele é o cumprimento em Cristo daquilo que o Antigo anunciava.
Finalmente, recorda