Aulas Saneamento Basico Filtro Lento
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Prof.
SANEAMENTO RURAL
OBJETIVOS
O Programa Nacional de Saneamento
Rural tem como objetivo universalizar o acesso às ações de saneamento básico nas áreas rurais, incluindo ações para abastecimento de água, esgotamento sanitário, melhorias sanitárias domiciliares, manejo de resíduos sólidos, educação e mobilização social. FILTRO LENTO : TECNOLOGIA
No início da filtração, com a areia ainda limpa, a formação da camada gelatinosa só se processará após alguns dias de operação.
Portanto, durante este período, maiores cuidados deverão ser tomados quanto à desinfecção da água filtrada.
Com o prosseguimento da filtração, a camada superior da areia vai se sujando cada vez mais, diminuindo, em consequência, a vazão da água filtrada.
Æ Manual de
Saneamento Rural Å 29
Figura 16. Limpeza do
Filtro Lento. Fonte:
FUNASA
• Quando esta vazão cai consideravelmente, deve-se proceder à limpeza do filtro.
• Inicialmente é removido o sobrenadante e, e em seguida, aberta a válvula de descarga para que o nível de água no interior do filtro se situe abaixo do topo da areia.
ROTEIRO DE
IMPLANTAÇÃO
O método tradicional de limpeza consiste na raspagem de 1, ou 2 cm do topo da areia. Quando a camada de areia nos filtros atingir 0,70m de altura, recoloca-se a areia retirada, depois de totalmente lavada (ver figura ilustrativa Limpeza do Filtro Lento).
• Essa operação de limpeza deve ser feita de maneira apropriada, pois a areia remanescente no tanque de filtragem possui muitos organismos (essenciais ao tratamento) e, por isso, ela é parcialmente removida e colocada sobre a nova areia (ou areia lavada), de modo que a atividade biológica seja reiniciada rapidamente, quando o filtro entra em operação.
• O início de operação de um filtro limpo deve ser cuidadoso para não permitir que ar seja retido no interior do meio filtrante, razão pela qual recomenda-se que o filtro seja inicialmente, preenchido com água com
velocidade