Cabanagem, sabinada e farropilha
A Cabanagem foi uma revolta que aconteceu entre negros e índios durante o período de 1835 a 1840, onde se rebelaram contra as elites políticas e assim tomaram o poder do Pará.
Após a Independência do Brasil, a Província do Grão-Pará, se uniram numa luta para garantir que a mesma não se tornasse de volta uma colônia portuguesa. Foi uma luta que durou muito e durante nela se destacaram algumas pessoas, como: João Batista Gonçalves Campos irmãos Vinagre e do fazendeiro Félix Clemente Malcher. Com fim da luta pela independência da província, foi instalado um novo poder, sendo que os lideres locais foram retirados do mesmo.
Em julho de 1831 houve uma rébelião na guarnição militar de Belém do Pará, onde Batista Campos foi preso como uma das lideranças implicadas.A indignação do povo foi crescendo e em 1833 já se falava em criar uma federação. O presidente da província, Bernardo Lobo de Sousa, desencadeou uma política repressora, na tentativa de conter os inconformados.
Em 1834 houve um grande aumento de manisfestaçao da populaçao, onde então o governo començou a reagia, predendo os lideres da mesma, mas eles acabaram se refugiando na casa na fazendo do Felix Clemente malcher, visando o planejamento da resistência armada.
Em 6 janeiro de 1835, os rebeldes começaram atacar o governos, matando o prsidente da Provincia ( Lobo de Souza) e Comandantes das Armas, conseguindo bastante material bélico. Mas o governos dos cabanos não durou muito tempo no poder, pois o lider escolhido tinha menos interrese com os revoltosos, sendo deposto no dia 19 de fevereiro de 1835.
O Francisco Vinagre, Eduardo Angelim e os cobanos queriam s esepara. Essa separaçao ocorreu quando Francisco mandou prender o Angelim, onde os dois entaram em conflito saindo vitorioso o Francisco.
Com isso ele ficou no poder, ao qual nao foi fiel com os cabanos. Sendo que queria ate mesmo entrega o poder ao governo imperial, mas nao foi possivel pois seu irmao se inteferiu.
Os