Literatura artistica
Com a perda da autonomia política de Portugal em prol da Espanha (União Ibérica), a partir de 1580, ocorre uma mudança significativa na administração da colônia Brasil. Caracterize essa mudança na forma administrativa da colônia, e que perdurou até 1642.
02 - (PUC RJ)
O trabalho escravo indígena e do negro africano desempenhou papel fundamental na colonização da América Portuguesa. a) Considerando-se que, nos primórdios da colonização, o recurso à escravização dos "negros da terra" - isto é, dos indígenas _ foi uma prática recorrente inclusive nas áreas de plantio da cana-de-açúcar, cite 1 (uma) razão que tenha contribuído para a progressiva substituição dos escravos indígenas por escravos de origem africana nessa áreas.
b) Caracterize 1 (uma) repercussão econômica, social ou demográfica do fim do tráfico negreiro intercontinental para a sociedade brasileira em meados do século XIX.
03 - (UNICAMP SP)
Durante o período colonial, o fisco metropolitano no Brasil atingiu todas as atividades econômicas e recorreu às mais variadas formas de arrecadação. Dentre os meios utilizados destacaram-se aqueles praticados nas áreas de mineração porque foram os mais expressivos e escorchantes. Caracterize os sistemas utilizados pela coroa portuguesa para arrecadar o Quinto Real na região de Minas.
04 - (UNICAMP SP)
No século XVII, o Rio de Janeiro era um dos principais pólos econômicos do Império Ultramarino Português. Na segunda metade do século, a região era grande produtora e exportadora de açúcar e consumidora de escravos, sendo que seus comerciantes atuavam intensamente no tráfico negreiro com a África e no acesso à prata das zonas espanholas na América, através do rio da Prata. A despeito de tudo, seus moradores viviam oprimidos com as pesadas taxações que eram obrigados a pagar para a manutenção das tropas de defesa.
(Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, O Império em apuros: notas para o estudo das alterações