Periodo Regencial
Período Regencial
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Fuvest) A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s) por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras. examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a alternativa correta dentre as que se seguem:
a) se todas as proposições forem verdadeiras.
b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II.
c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III.
d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e
III.
e) se todas as proposições foram falsas.
1. I. A política de recolonização proposta pelas Cortes portuguesas foi um dos fatores que levaram à proclamação da Independência.
II. As rebeliões ocorridas durante o Período Regencial permitiram que as camadas mais pobres da população tivessem representação e participação política junto às instituições imperiais.
III. A abdicação de D. Pedro I significou a vitória dos liberais e a consolidação do poder da aristocracia rural. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufpr) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
2. A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa.
O período regencial, que segue à abdicação do
Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que: (01) A iniciativa mais importante do início do período regencial foi desencadear vigoroso processo de industrialização. (02) Foi consolidada a unidade política e territorial do
Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia. (04) O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período.
(08) A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo. (16) Pelo Ato Adicional de 1834, foram