periodo regêncial
QUESTÕES DE VESTIBULAR: HISTÓRIA - BRASIL - PERÍODO REGENCIAL
Questão 1: (UNIFESP/SP) Como elemento comum aos vários movimentos insurrecionais que marcaram o Período Regencial (1831-1840), destaca-se:
A - A oposição ao regime monárquico.
B - A defesa do regime republicano.
C - O repúdio à escravidão.
D - O confronto com o poder centralizado.
E - O boicote ao voto censitário.
Questão 2: (UFAM) O Período Regencial foi marcado por profundas disputas políticas na corte e rebeliões que, de alguma forma, punham em discussão a relação centro / periferia. Dos movimentos abaixo, assinale aquele que não se articula com essa tendência:
A - A Guerra dos Farrapos;
B - A Cabanagem;
C - A Balaiada;
D - A Sabinada;
E - A Revolta dos Males.
Questão 3: (ACAFE/SC) - A Revolução Farroupilha iniciou no Rio Grande do Sul (RS) em 1835 e se expandiu até Santa Catarina (SC). Acerca das origens desse movimento e sua repercussão em Santa Catarina, a alternativa correta é:
A - O principal apoio ao movimento em SC veio das colônias de imigrantes italianos e alemães do interior da Província, que desejavam separar a região do restante do Brasil.
B - Em SC, a revolução chegou até Laguna. Nessa cidade foi instituída a República Juliana, separando-a do restante do Brasil junto com o RS. O movimento foi sufocado posteriormente por tropas do Império.
C - A revolução era de caráter democrático-socialista. Pretendia a criação de um novo país, unindo o RS com as repúblicas recém-independentes do Prata (Argentina, Uruguai e Paraguai).
D - Giuseppe Garibaldi, um dos líderes revolucionários, tinha clara formação socialista. Queria desmembrar SC do Brasil e criar uma república socialista utópica, baseada nas idéias de Marx e Thomas Morus.
E - Anita Garibaldi, companheira de Giuseppe, foi morta junto com o marido na batalha decisiva do conflito em SC. Até hoje, sua memória é reverenciada como uma das líderes da Revolução que