Bóson de higgs
Em entrevista John Womersley, executivo-chefe do Conselho de Ciência e Tecnologia em Londres, que está trabalhando com o Cern, declarou: "Confirmo que uma partícula foi descoberta e é consistente com a teoria do Bóson de Higgs". Ainda vão necessitar, mais pesquisas para confirmar que esta partícula é mesmo Bóson de Higgs.
Tudo começo quando o físico Peter Higgs e outros 5 físicos em 1964, criaram uma teoria para explicar a relatividade das massas. Depois disso em 2008 criaram a maior, mais complexa e a mais cara máquina jamais inventada (o Grande Colisor de Hádrons), e nela tentaram capturar o Bóson, uma aventura que reproduziu o Big Bang. Feixe de prótons na velocidade da luz, em sentidos contrários colidiam, enquanto milhares de cientistas e computadores observavam os dados, até que puderam anunciar que a teoria estava correta. Eles conseguiram esse feito quando a máquina encontrou uma "curva" nos dados sobre as variações de massa das partículas geradas, essa "curva" corresponde a uma partícula que pesa 125,3 gigaelectronvolts (Gev) - cerca de 133 vezes mais pesada do que o próton existente no âmago de cada átomo.
Bóson de Higgs é uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo. O Bóson de Higgs é a peça-chave que faltava para comprovar o modelo padrão que serve de base para quase todas teorias da Física. O Modelo Padrão é um manual de instruções para saber como funciona o cosmos, que explica como as diferentes partículas e forças interagem.
O Bóson de Higgs é a partícula associada ao campo de Higgs que dá massa a tudo no Universo; ele funciona como um campo de força que fica em volta de todas as partículas e dá massa para elas.
Se