boson higgs
Bóson ou Bosão de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula . Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares. Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um número ímpar) e bósons (partículas com spin inteiro).
As massas da partícula elementar e as diferenças entre o eletromagnetismo (causado pelo fóton) e a força fraca (causada pelos bósons de W e de Z), são críticas em muitos aspectos da estrutura da matéria microscópica e macroscópica; assim se existir, o bóson de Higgs terá um efeito enorme na compreensão do mundo em torno de nós.
O bóson de Higgs foi predito primeiramente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, trabalhando as ideias de Philip Anderson. Entretanto, desde então não houve condições tecnológicas de buscar a possível existência do bóson até o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC)
O Bóson de Higgs foi descoberto em 2012, a descoberta confirmou uma teoria de quase 50 anos de idade de como as partículas elementares adquirem sua massa e por consequência coma elas podem formar grandes estruturas como galáxias e seres humanos.
O física Arkani-Hamed explica que os resultados experimentais recentes aparentemente são contraditórios do Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.
“O fato de que o bóson foi visto mais ou menos onde esperávamos encontrá-lo é um triunfo para a física experimental e um triunfo para a física teórica – é uma indicação de que a física funciona”, Arkani-Hamed disse.
Com a descoberta de uma única partícula, as experiências do LHC se aprofunda em um problema que a física vem antecipando por décadas, pondo em perigo a noção de naturalidade de Albert Einstein de que as leis da