Pré-projeto - planejamento estratégico de tecnologia da informação
Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação
WPOS
[pic]
Um Modelo de Boas Práticas para a Engenharia de Requisitos em Ambientes de Desenvolvimento Distribuídos.
Aluno: Leonardo Santos de Oliveira
TURMA: GTI-OUT 2012
Tutora: Sandra Brant
Recife-PE, Novembro de 2012.
Leonardo Santos de Oliveira
[pic]
Um Modelo de Boas Práticas para a Engenharia de Requisitos em Ambientes de Desenvolvimento
Pré-Projeto – Metodologia da pesquisa e da produção Científica
Aluno: Leonardo Santos de Oliveira
TURMA: GTI-OUT 2012
Tutora: Sandra Brant
Recife-PE, Novembro de 2012.
1. Introdução
Com a globalização da economia, várias empresas estão investindo intensamente no uso da Tecnologia da Informação para obter sucesso em meio à grande competitividade [4]. Atualmente as empresas de TIC buscam profissionais em diversas regiões do país e do mundo, no intuito de suprir a crescente demanda pela fabricação de novos softwares. Muitas vezes a escolha de mão-de-obra local pode gerar ociosidade da produção pela ausência de pessoal especializado [8].
Deve-se considerar que no processo de desenvolvimento de software é necessária a participação de todos os envolvidos e interessados, tais como: desenvolvedores, clientes e usuários. Deste modo, surge um novo modelo para o desenvolvimento de Software, o “DDS” – Desenvolvimento Distribuído de Software –, que se caracteriza pelo envolvimento de desenvolvedores, clientes e usuários distantes temporal ou fisicamente no processo de desenvolvimento do produto de software. O DDS está causando um grande impacto no mercado de produção de software e na forma como os produtos são modelados, implementados, testados e entregues aos clientes [2].
2. Justificativa
Vários fatores são identificados como motivação para o uso do DDS, entre eles pode-se citar: a necessidade de se ter equipes representando as empresas próximas a