BUTANO E PROPANO
• Qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produza calor, gás ou chama é considerado um combustível. Na natureza é possível encontrar diferentes fontes energéticas, que podem ser renováveis ou não renováveis. • Propano e butano são dois gases similares utilizados para aplicações de aquecimento e com outros combustíveis. Ambos os gases têm vantagens e desvantagens. O butano queima de forma mais limpa e fornece mais energia, mas o propano é a melhor escolha para situações em que as temperaturas podem cair abaixo de zero.
Em última análise, os gases são bastante semelhantes, e a escolha entre os dois depende, em grande parte, da disponibilidade e da utilização pretendida do produto.
SEMELHANÇAS
• Ambos os gases são derivados do petróleo, quer a partir de petróleo bruto ou gás natural . Cada um deles queima a temperaturas similares e ambos liberam água e dióxido de carbono em produtos residuais. Se a quantidade de oxigênio disponível for limitado quando os gases estão sendo queimados, podem também produzir fuligem e monóxido de carbono.
• Os riscos de incêndio e perigos ofertados por ambos os gases são bastante semelhantes. A classificação deles indica que são altamente inflamáveis, estabilidade normal, risco de perigo leve de saúde.
CARACTERÍSTICAS DO PROPANO
• O propano, um alcano de três carbonos, é obtido a partir da destilação do petróleo, sendo o último dos produtos que se obtêm da sua refinação. • É um combustível (mais limpo) mais económico e mais rentável, e amigo do ambiente, é uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica. • Em locais como a América do Norte, por exemplo, o propano é usado como combustível para sistemas de aquecimento, e também está disponível em tanques portáteis menores. Churrasqueiras a gás, fogões de campismo e lanternas, com frequência, usam o propano como combustível. Misturado com pequenas quantidades de outras substâncias como o butileno, propileno e butano, este tipo de gás pode ser