2 Exercicio Avaliativo Hematologia Karina 2
PERÍODO: Sexto (Regime Especial) TURMA:M1- DATA: 24/março/2015 VALOR: 30 pontos
AVALIAÇÃO: Exercício avaliativo
PROF(A).: Karine Silvestre Ferreira
NOME: __________________________________________________NOTA: _______________
Questão 01 (5,0 ptos): L.P.S., 23 anos, pardo, natural e procedente de Manaus, portador de HIV/AIDS há 01 ano, entretanto, abandonou TARV (anti-retrovirais) e acompanhamento ambulatorial. Está internado no CTI com diagnóstico de pneumopatia; 1ª amostra de escarro para BAAR foi negativa, está fazendo cobertura antibiótica para pneumocistose e pneumonia bacteriana. É solicitado parecer da hematologia por uma alteração no hemograma.
Segue o resultado da série branca:
Contagem global de leucócitos: 38.000 mm3
Seg:73% Linf: 2% Mon: 4% Bastões: 15% Metamielócitos: 3% Mielócitos: 2% Blastos: 0% Eosin:0% Bas: 0%.
a) No hemograma foi demonstrado uma anomalia na distribuição dos leucócitos. Defina o conceito dessa anomalia e explique o porquê da mesma estar acontecendo (demonstre claramente quais parâmetros demonstram a presença dessa anomalia).
Leucocitose, Paciente imunosuprimido, com quadro de pneumocistose. A leucocitose pode ser neste caso identificada pois o exame do paciente apresenta contagem de leucócitos acima de 11.000mm³, A maior causa de leucocitose são as infecções, mas também pode ocorrer em outras doenças malignas que afetem a medula óssea ou em doenças inflamatórias e autoimunes. Em resumo, na maioria das vezes, a leucocitose indica uma defesa do organismo contra as infecções ou então um descontrole das divisões celulares. É possível diagnosticar certas doenças observando-se o tipo de células brancas predominantemente aumentadas e, em alguns casos, a morfologia delas, analisando o caso citado temos:
Leucócitos Segmentados: 73%: O paciente tem predominância de segmentados, Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros. Quando o paciente não está