O uso dos Alcanos: Propano e Butano
Um alcano de três carbonos, propano é algumas vezes derivado de outros produtos do petróleo, durante processamento de óleo ou gás natural.
Combustão do propano: C3H8 + 5O2 → 3CO2 + 4H2O
Usos:
Quando comburente vendido como combustível, ele também é chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), que é uma mistura de propano com pequenas quantidades de propileno, butano e butileno, mais etanotiol como odorizante para impedir que o normalmente inodoro propano deixe de ser identificado quando em vazamentos. Ele é usado como combustível para fogões e em motores de automóveis.
Outro uso do propano é como propulsor para sprays aerossóis, especialmente após o banimento dos CFCs.
Utilizado na mistura denominada MGR (mixed gás refrigerant), que é fundamental para liquefação do gás natural (GNL) em processos industriais, onde a refrigeração necessária é obtida por uma válvula Joule-Thomson.
Butano
O butano é um hidrocarboneto gasoso, composto orgânico cujos átomos de carbono se encontram dispostos em cadeias lineares. É um gás altamente inflamável, portanto deve ser manuseado de maneira correta. Este é o conhecido gás de cozinha utilizado no ambiente doméstico. O gás propano pode emitir mais energia do que o butano, mas o gás butano tem uma determinada propriedade que o torna ideal para o confinamento.
Usos:
O butano normal vem do petróleo e do gás natural por refinação de gás ou através de cracking de hidrocarbonetos com elevado número de átomos de carbono. O cracking é um processo que permite obter hidrocarbonetos leves a partir de hidrocarbonetos pesados(hidrocarbonetos de moléculas grandes).
A inalação de gás butano pode causar euforia, sonolência, asfixia, arritmia cardíaca e queimaduras, resultando em morte por asfixia. Por ser um dos tipos de gases mais utilizados no ramo industrial, o butano, deve ser manuseado com certos cuidados extras, que exigem, por exemplo, o uso de máscaras de proteção e outros equipamentos