Alcanos no dia-a-dia
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4)
A estrutura física dos alcanos é de cadeia carbônica acíclica (alifática), saturada e homogênea, ou seja, cadeia aberta que apresentam simples ligações entre átomos de carbono.
Como os alcanos se apresentam?
Os Alcanos são compostos que apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono da molécula.
Com relação ao estado físico dos alcanos normais, pode-se dizer que os quatro primeiros itens da série são gases em temperatura ambiente. Os de cinco átomos de carbono até os de 16 átomos de carbono são líquidos. E dos de 17 átomos de carbono em diante são todos sólidos, conforme os quadros abaixo:
C1 a C4.............gases
C5 a C16...........líquidos
C17 a Cn............sólidos
Composto
N° de Carbono
Estado físico (25°C)
Produto
Metano
1
gasoso
Gás natural
Propano
3 gasoso GLP
Butano
4 gasoso GLP
Octano
8 líquido Gasolina
Decano
10 líquido Querosene
Tricosano
30 sólido Piche (asfalto)
* GLP = gás liquefeito do petróleo
Com relação ao ponto de fusão do composto, pode-se dizer que este aumenta na medida em que aumenta o tamanho da cadeia. Quanto ao ponto de ebulição, pode-se dizer que este também é diretamente proporcional ao tamanho da cadeia carbônica.
É importante observar que a cadeia ramificada apresenta influência nas propriedades físicas dos alcanos. Assim, nos alcanos isômeros (de mesma fórmula molecular e, assim, mesmo número de átomos de carbono), aqueles de cadeia normal apresentam maior temperatura de ebulição do que os de cadeia ramificada, quando se considera o mesmo número de átomos de carbono (ex. pentano PE =36°C, 2-metil-butano PE =28°C).
Com relação à solubilidade, importante propriedade física, os alcanos são