Namoro
Não é preciso qualquer reportagem, estudo ou pesquisa para percebermos que quase sempre quando uma pessoa termina um relacionamento, ela faz questão de fazer um "upgrade" em si mesma. Se ela tinha preguiça de se cuidar, se não vinha se preocupando muito com sua aparência e mesmo se não procurava mais conhecer lugares novos (ou pessoas), o término da relação faz com que tudo isto se transforme. Talvez seja justamente por esta razão que muitas pessoas ficam visivelmente mais interessantes quando estão solteiras – bem diferentes daqueles seres quase beges que eram quando estavam com alguém.
Pensando nesta "transformação", me pergunto até onde muitas separações não estão associadas exatamente a este "desleixo" consigo próprio durante um relacionamento. Se alguém vai se deixando pra lá, se pouco se cuida, se pouco se valoriza, como o outro poderá vê-lo com bons olhos? Notem que aqui não estou falando simplesmente de aparência física. Quando falo em "se deixar para lá" me refiro a algo mais global. A aparência é apenas um elemento entre tantos outros.
Se uma pessoa é capaz de se tornar tão interessante depois de se separar, pergunto: por que ela não se fez interessante antes? Minha impressão é que, quanto mais tempo um relacionamento tem, menos esse quesito é considerado necessário. "Ele/ela já me conhece, já gosta de mim, para quê vou fazer x, y ou z?". Aí é que está o erro. Por mais longo que um