Gases combustivel
Gases Combustíveis
Por:
Arilton de Souza
Gerden Assis
Kennedy de Jesus P. Rodrigues
Rafael Campelo
Rodolpho Santos Gaylucio
PPG041
Manaus/2011
Arilton de Souza
Gerden Assis
Kennedy de Jesus P. Rodrigues
Rafael Campelo
Rodolpho Santos Gaylúcio
Gases Combustíveis
Trabalho de Pesquisa apresentado a Universidade Nilton Lins, como exigência parcial para obtenção da nota da primeira etapa, sob a orientação da professora Najara Marinho.
Manaus/2011
Gases Combustíveis
Os principais gases combustíveis comercializados no Brasil são os gases liqüefeitos do petróleo e o gás natural. Existe ainda o gás manufaturado reformado, com área de atuação restrita à cidade do Rio de Janeiro, e outros gases combustíveis com aplicações específicas como o gás de refinaria, o gás de coqueria, o gás de alto forno, o acetileno, o hidrogênio, o gás de decomposição anaeróbica e os gases oriundos da gaseificação da madeira, do carvão vegetal e do carvão mineral.
Gás de petróleo liquefeito
O gás de petróleo liquefeito (GPL), também chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), é uma mistura de gases de hidrocarbonetos utilizado como combustível em aplicações de aquecimento (como em fogões) e veículos.
O GPL é a mistura de gases condensáveis presentes no gás natural ou dissolvidos no petróleo. Os componentes do GPL, embora à temperatura e pressão ambientais sejam gases, são fáceis de condensar. Na prática, pode-se dizer que o GPL é uma mistura dos gases propano e butano.
O propano e o butano estão presentes no petróleo (crude, bruto) e no gás natural, embora uma parte se obtenha durante a refinação de petróleo, sobretudo como subproduto da destilação fraccionada catalítica (FCC, da sigla em inglês Fluid Catalytic Cracking).
Descrição
O GPL ou GLP é um dos sub-produtos do petróleo como a gasolina, diesel e os óleos lubrificantes, sendo retirado do mesmo através de refino em uma refinaria de