bussola
A bússola é um ímã, assim como o planeta Terra. Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.
"Algumas pessoas não sabem que a Terra é um ímã. Só que o pólo sul magnético do planeta fica perto do pólo norte geográfico. É por isso que a bússola está sempre apontando para o norte", explicou o professor de Física Bassam Ferdinian.
Pólo norte magnético
O Pólo Norte magnético terrestre está situado a uns 1.600 km do Pólo Norte geográfico, perto da Ilha de Bathurst, na parte setentrional do Canadá, no território de Nunavut. Ainda que magneticamente falando, ele não é exatamente um pólo norte, e sim um pólo sul, usualmente é chamado assim para não confundir ao falar de temas relacionados à Navegação, já que se fala que o norte da bússola e o norte dos mapas não são idênticos.
Este lugar tem mudado continuamente ao longo do tempo, e em outras ocasiões, esteve situado no hemisferio sul, devido a inversões periódicas do campo magnético terrestre. Uma bússola situada horizontalmente neste pólo apontaria a qualquer direção, e se ficasse suficientemente perto, teria um erro considerável, já que na maioria das bússolas a agulha apontaria para baixo.
As bússolas não apontam para o Norte Geográfico, mas para o Pólo Norte magnético , definido como o lugar onde o campo magnético é perpendicular à superfície, o que em latitudes altas são bastante imprecisas.
Pólo norte geográfico
Os pólos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta.A vida dos navegantes ficou mais fácil com a cartografia moderna, que criou o sistema de meridianos e paralelos, baseado no Pólo Norte geográfico. Até o início do século 19, acreditava-se que os pólos geográficos e magnéticos ficavam no mesmo lugar.