BUSINESS PROCESS MANAGEMENT
O ambiente organizacional reflete o atual cenário de localização das organizações como competitivo, menos previsível e altamente dependente do gerenciamento da gestão da informação, do conhecimento e da inovação, desafiando a organização à gestão flexível, ágil, eficiente e conivente à manutenção e melhoramento da produção, da satisfação ao cliente e da concorrência inerente aos processos de negócios (FIALHO, 2006; ROCHA, 2012).
Um processo de negócios consiste em um conjunto de atividades interdependentes e executáveis à determinação de um objetivo de negócio. Sua estrutura contempla a organização como um ambiente complexo (recursos, informações e negócios), interativo (tecnologia e pessoas) e dinâmico - por responder a demandas de clientes e às condições de mercado em mudança (ENOKI, 2006; NETTO, 2006).
O gerenciamento estruturante da organização remete ao conceito de processos como um conjunto de atividades ordenadas, coordenada por um ou mais fluxo de entrada e geração de um fluxo de saída para a satisfação do cliente (ROCHA, 2012).
A empresa orientada para processos exerce a integração de suas atividades, permitindo-se visualizar-se sistematicamente, de modo a desenvolver formas de otimização de trabalho (FIALHO, 2006).
O gerenciamento de processos de negócio trazido do contexto do business process management, mais conhecido pela sigla BPM, é uma das metodologias que possibilita a gestão dos processos de negócio.
A gestão por processos é uma forma holística de administrar a estrutura organizacional frente às novas demandas do mercado. Sua principal diferença para o modelo tradicional de gestão é seu foco muito maior no cliente (SENTANIN, 2004). O quadro 03 resume algumas características que diferem a gestão por processos da gestão tradicional.
Gestão Tradicional
Gestão por Processos
Processos são ignorados
Processos projetados, mensurados e entendidos
Funcionários têm foco restrito na atividade
Funcionários têm