Buscando a qualidade social do ensino
As reformas educacionais estão sendo implantadas para adequar o sistema de ensino as mudanças na economia e na sociedade. A palavra chave é Qualidade. A qualidade nas escolas refere-se a sua organização e funcionamento e a sua excelência no ensino.
Uma qualidade total tem como objetivo o treinamento de pessoas para serem competentes no que fazem dentro de uma gestão eficaz de meios, tendo um controle de avaliação dos resultados visando atender a imperativos econômicos e técnicos, ou seja, a qualidade total decorre de uma concepção economista, empresarial, pragmática.
A esse conceito opõe-se o de qualidade social. Educação de qualidade é aquela que promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais. Sendo assim uma escola com qualidade social é aquela que tem uma inter-relação entre qualidade total e politica.
Segundo o sociólogo Pedro Demo a qualidade é o desenvolvimento humano, ela só é dada ou conquistada através da capacidade do ser humano em agir e intervir na realidade tendo uma capacidade participativa. Para Demon a qualidade formal refere-se ao nível ótimo onde o ser humano é capaz de manejar o conhecimento ,capaz de saber pensar para melhor intervir .A qualidade política diz respeito aos fins e valores sociais do conhecimento ,isto é, ao objetivo ético de intervir na realidade visando ao bem comum.
Não é nada fácil estabelecer como critério de qualidade a igualdade quanto ao atendimento escolar ,a qualidade para todos. Por um lado todas as crianças tem direito ao sucesso escolar e por outro lado, ainda encontramos muitas dificuldades gerais as vezes provocadas por alunos com necessidades especiais.
Somente a reorganização das escolas e as mudanças nas práticas de gestão não resolvem os problemas do ensino e do baixo rendimento escolar dos alunos. Do mesmo modo é insuficiente julgar a qualidade da escola apenas pelo nível de seus produtos , por