Texto
Vitor Henrique Paro
Este livro tem por objetivo apresentar dados, informações e reflexões sobre pesquisas realizadas em escolas públicas de ensino fundamental, procurando abordar e estudar as determinações da estrutura organizacional, sobre a qualidade de ensino, a visão dos envolvidos pedagógicos sobre essas determinações, e discutindo as dimensões de uma (re) definição do efetivo papel sociopolítico da educação escolar e perceber também a participação dos pais ou responsáveis no desempenho escolar das crianças. E em paralelo avaliar o importante papel de medidas democratizantes, como o processo de eleição de diretores com a participação de todos os envolvidos no processo de funcionamento burocrático da escola com a ajuda também do conselho escolar para atuar na administração direta da unidade escolar.
A pesquisa foi fundamentada em investigações empíricas mediante observações e entrevistas, que procura sustentar as reflexões a respeito da função social da escola e da educação para a democracia.
O autor buscou aprofundar-se no conceito de qualidade da educação, sendo este relacionado com o conceito de democracia, apresentando os resultados da pesquisa em relação à função da escola e do papel de sua estrutura didática na qualidade do ensino oferecido. Traz também o estudo em que a medida da estrutura organizacional se relaciona com a qualidade da educação escolar e com a democratização das relações no interior da instituição de ensino, levando à busca dessa qualidade.
Em relação ao conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia, percebe-se que todas as instâncias que cabem avaliar essa qualidade apresentam generalizado descontentamento com o ensino oferecido pelas escolas públicas de ensino fundamental. O que essa insatisfação demonstra é uma denúncia implícita de que a teoria não se efetiva na prática gerando a qualidade tão proclamada e idealizada tanto pelas políticas públicas, quanto pelo