Buscando novas formas de ensinar
MARCO AURÉLIO FERREIRA SANTIAGO
Professora Orientadora: Rita Maria Linhares Strauch
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (LED 0063) – Trabalho de Graduação
07/05/2012
RESUMO
Neste trabalho, cujo objetivo principal é descobrir maneiras de ensinar o aluno a gostar da língua portuguesa, transformando o aprendizado da gramática e outros assuntos afins em uma atividade desejada, procura-se traçar um paralelo entre o ensino atual e as possíveis novas formas de ensinar, tendo como ponto de partida a evolução do homem e do mundo, principalmente nos séculos XX e XXI. Com o avanço da tecnologia, da velocidade dos meios de comunicação e da interação dos homens em sentido global, especialmente dos jovens, surge a necessidade de um ensino moderno e atraente, que faça frente aos demais interesses dos estudantes.
A partir da ideia de que os jovens só gostam de fazer aquilo que lhes dá prazer, lembramos que: “Se não podemos fazer tudo o que gostamos, então devemos aprender a gostar do que temos de fazer”, buscou-se, então, como fonte de pesquisa, autores voltados para este assunto.
Na procura por novos métodos de ensino, pensa-se, inclusive, em quebra de paradigmas, como: utilizar a norma culta como um referencial e não como um padrão, aceitar variantes locais, trabalhar a relação entre padrão e variantes, aguçar o interesse do aluno quanto a diferença entre língua e linguagem, considerar na relação ensino-aprendizagem a liderança e a atuação do professor. O que se busca são novas formas de adaptação, criatividade e interesse do educando, criando nele a sensação da necessidade em aprender.
Em fim, durante as pesquisas notou-se a preocupação com a evolução do ensino e com a descoberta de novas técnicas de aprendizado, em todos os autores pesquisados, dando muita importância para o estudo da linguística e da variação dialetal, mas sempre com muita prudência,