Bursite
Conceito
É a inflamação de uma bolsa (bursa), que é um saco de paredes finas revestidas de tecido sinovial. A função da bolsa consiste em facilitar os movimentos dos tendões e músculos sobre as proeminências ósseas.
A bursite é caracterizada por dor e impotência funcional de graus variados, que acomete estruturas responsáveis pela movimentação do ombro, joelhos, cotovelos e no quadril e outras áreas também podem ser afetadas, como o tendão de Aquiles e os pés.
Causas
As bursas são cavidades cheias de líquido próximas a articulações, onde tendões ou músculos passam por cima de saliências ósseas. Elas auxiliam o movimento e reduzem o atrito entre as partes móveis.
A bursite pode ser causada pelo uso excessivo crônico de articulações, trauma, doenças sistêmica (p.ex. artrite reumatoide, gota ou infecção). A bursite também é causada pela movimentação repetitiva com o braço acima da cabeça acompanhada com frequência de uma tendinite no manguito rotador, outra forma observada com frequência é a bursite (trocantérica), que envolve a bolsa ao redor da inserção do glúteo médio sobre o trocânter maior do fêmur. Os pacientes relatam dor sobre a superfície lateral do quadril e a parte superior da coxa e exibem hipersensibilidade sobre a parte posterior do trocânter maior. A bursite do olecrânio ocorre sobre a parte posterior do cotovelo, a bursite calcaneana(da bolsa de Aquiles) acomete a bolsa localizada acima da inserção do tendão para o calcâneo e resulta do uso excessivo de calçados apertados,bursite isquiática(nádega do tecelão) afeta a bolsa que separa o glúteo médio da tuberosidade isquiática e se instala em virtude da posição sentada prolongada e ao roçar as nádegas sobre superfícies duras.
Ainda relacionando ás causas da bursite temos:
Atividade excessiva;
Hiperabdução prolongada das articulações;
Ruptura do supra-espinhoso ou longa porção do bíceps;
Luxação acrômio-clavicular;
Alterações-inflamações no manguito músculo tendinoso