BURSITE
O corpo humano contém mais de 150 bursas.Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.
Bursite é a inflamação da bolsa cheia de líquido (bursa) que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso. A doença pode ser aguda ou crônica.
Bursite ocorre quando o excesso de líquido se acumula na bursa e impede o movimento da articulação, além de causar dor, inchaço e aumento da temperatura na área afetada.
Quais partes do corpo são atingidas:
A bursite ocorre normalmente nos ombros, joelhos, cotovelos e no quadril. Outras áreas também podem ser afetadas, como o tendão de Aquiles e os pés.
Causa:
As bursas são cavidades cheias de líquido próximas a articulações, onde tendões ou músculos passam por cima de saliências ósseas. Elas auxiliam o movimento e reduzem o atrito entre as partes móveis.A bursite pode ser causada pelo uso excessivo crônico de articulações, trauma, artrite reumatoide, gota ou infecção. Algumas vezes, a causa não pode ser determinada. A inflamação crônica pode ocorrer com lesões ou ataques de bursite repetidos.
Entre as causas da bursite destacam-se:
* Traumatismos;
* Infecções;
* Lesões por esforço;
* Uso excessivo das articulações;
* Movimentos repetitivo;
* Artrite (inflamação das articulações);
* Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação).
Sintomas
Os sintomas mais comuns da bursite são:
1) dor; 2) edema (inchaço); 3) inflamação; 4) restrição de movimento;
A bursite aguda, causada por uma infecção ou pela gota, é particularmente dolorosa e a zona afetada torna-se avermelhada e ao tacto sente-se calor.
A bursite crônica pode ser resultado de ataques anteriores de bursite aguda ou de lesões repetidas.
Quem tem mais :
Ressalta que mulheres com idade entre 40 e 50 anos formam o grupo mais