Bursite
A bursite é a inflamação de uma bolsa sinovial, um saco membranoso revestido por células endoteliais. Ela pode ou não se comunicar com as membranas sinoviais das articulações. A função desta bolsa é evitar o atrito entre duas estruturas (por exemplo, tendão e osso ou tendão e músculo) ou proteger as proeminências ósseas. As bursas estão localizados próximas a articulações. Qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles será percebido freqüentemente por pacientes como dor na articulação e, equivocadamente como artrite.
As regiões mais afetadas são: ombros, cotovelos, joelhos e quadris. No entanto, ocorre mais frequentemente no ombro, pois este possui uma grande quantidade de bursas.
Entre as possíveis causas de bursite, estão:
• Traumatismo;
• Lesões por esforço;
• Infecções;
• Uso demasiado das articulações;
• Repetitivos movimentos;
• Artrite;
• Gota.
Como o médico diagnostica a bursite?
O diagnóstico de uma bursite é relativamente simples, desde que seja colhida uma boa história clínica e feito um correto exame físico. Havendo dúvidas, o médico pode ainda solicitar uma radiografia, ultrassonografia ou uma ressonância nuclear magnética.
Como o médico trata a bursite?
Quando o indivíduo segue corretamente o tratamento fisioterapêutico e se vale dos tratamentos médicos sintomáticos, esta é uma doença que tem cura. O tratamento das bursites agudas deve obedecer ao repouso, imobilização temporária da articulação afetada e administração de anti-inflamatórios, corticoides, relaxantes musculares e aplicação de gelo. Os exercícios de fisioterapia ajudam a fortalecer os músculos daarticulação comprometida e a restaurar a amplitude dos movimentos articulares. Em alguns casos pode ser necessário extrair líquido da bursa e injetar corticoides. A bursite de causa infecciosa deverá ser tratada com antibióticos. A drenagem cirúrgica raramente é necessária.
Como evolui a bursite?
A bursite tem tendência à recidiva. Para