Burocracia
Burocracia, um mal necessário
Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e eficiencia.
Graças à burocracia, não se perdia mais pedidos de clientes, sabia exatamente quantos itens havia em estoque e quantas peças foram rejeitadas no controle de qualidade. Ainda permitiu que as compras fossem mais inteligentes pois a decisão se concentrava em apenas uma pessoa. As pessoas sabiam exatamente quem fazia o quê, os processos passaram a fluir mais ordenadamente.
Mas com o tempo, a burocracia acabou ganhando uma má interpretação, como que ser todo o processo a impedisse de crescer.
A Burocracia é responsável pela demora no atendimento", "É por causa da Burocracia que o sistema não funciona”
''A burocracia é um bem necessário desde que utilizada e exercida da forma como foi concebida em sua essência''
Por isso que Weber considera a Burocracia como a forma mais racional para atingir os objetivos organizacionais.
Disfunções da Burocracia transformando-se na própria burocracia
Excesso de formalismo e papelório
Superconformidade a rotinas e procedimentos
Acabar com a papelada .Muitos orgulham-se de ter substituído pilhas de documentos por políticas simples e objetivas. É claro que, em muitos casos, o argumento é válido: excesso de normas e procedimentos realmente impede a criatividade e de crescimento. Porém, registros e procedimentos são valiosos depósitos de memória técnica e de práticas organizacionais. (concordam ? dar o exemplo do meus papeis do terceiro ano ). Sua eliminação, em conjunto com a redução do quadro de pessoal, pode obrigar o que ficarem a improvisar sem ter sequer uma linha melódica básica.
Resistência a mudança
Exibição do Sinais
Despersonalização do relacionamento
Internalização das