Burocracia
Modelo Burocrático
MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO –
EM BUSCA DA ORGANIZAÇÃO IDEAL.
Manaus-Am
2014
2
Modelo Burocrático
MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO –
EM BUSCA DA ORGANIZAÇÃO IDEAL.
Aluno
Adriano Pontes figuereido
Manaus-Am
2014
3
INTRODUÇÃO
A Administração, tal como tantas outras ciências, é fruto de uma evolução histórica.
Neste contexto surgem diferentes teorias, que contribuem para o desenvolvimento da administração, na qual se direciona nas seguintes variáveis: tarefas, pessoas, estrutura, ambiente e tecnologia.
No trabalho a seguir é abordada a Teoria da Burocracia que enfatiza a variável estrutura. Esta teoria foi formalizada por Max Weber que construiu um modelo cujas organizações são caracterizadas por cargos pré-definidos e uma estrutura hierarquizada determinada por regras e responsabilidades delimitadas.
A palavra “burocracia” tem, no nosso dia-a-dia, um sentido pejorativo. Chamamos de burocracia o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes, o desperdício de recursos. No entanto, para a sociologia, esse termo tem um sentido especial. Desde que passou a ser usado por Max Weber (1864-1920), designa um modelo especifico de organização administrativa.
4
ORIGEM DA TEORIA BUROCRATICA
A burocracia teve a sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o
Renascimento. O sistema de produção, eminentemente racional e capitalista originou um novo conjunto de normas sociais morais, denominada de “ética protestante”. Weber verificou que o capitalismo e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente nos países protestantes (Inglaterra e
Holanda).
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de
1940, em função dos seguintes aspectos:
a. A fragilidade e a parcialidade da