Burocracia
Foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia, mas sua influência pode ser sentida na Administração. Seus estudos também deram contribuição importante para a economia , sua obra mais famosa é o ensaio A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo, salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento da Burocracia nos países ocidentais.
Conhecido mundialmente como Max Weber é o autor fundador da teoria burocrática das organizações. É também considerado, junto com Taylor e Fayol, umas das figuras seminais do pensamento administrativo; as teorias científicas de Taylor, clássica de Fayol e burocrática de Weber formam o que alguns chamam de teoria tradicional da administração.
Na verdade, o pensamento de Max Weber sobre a burocracia não advém de qualquer preocupação prática sua com a condução das empresas, ou com a apresentação de normas e princípios científicos que viessem a auxiliar os administradores em suas contendas diárias. Max Weber era sociólogo, e sua preocupação era com o sentido das organizações na sociedade moderna, bem como as organizações como espaço de observação da modernidade e da racionalização. Ou seja, o interesse de Weber pelas organizações deriva de seu interesse maior em compreender o processo de modernização e racionalização na sociedade, o que atribui ao seu trabalho um caráter bem diferente da maioria dos teóricos da administração.
Origens da Burocracia
A Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade isto é, adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. As origens da burocracia – como forma de organização humana – remontam á época da Antiguidade, quando o ser humano elaborou e registrou seus primeiros códigos de normalização das relações entre o Estado e as pessoas e entre as pessoas.
Contudo, a burocracia