Perícia
Fernanda Caroline Boni1
Leidimara Strabação2
Patrícia Oliveira3
Danilo Polacinski4
RESUMO
A perícia contábil é de suma importância em processos, pois serve como uma prova e auxiliam na elaboração de um Planejamento Tributário eficiente e eficaz. Para tanto, o tema deste artigo é Planejamento Tributário e Sonegação Fiscal, com o objetivo de conceituar estes a fim de colaborar no entendimento do tema proposto. Usou-se para a realização do mesmo o Código Tributário Nacional e outras fontes bibliográficas. Contudo, percebeu-se que o Planejamento Tributário envolve conhecimentos na área de Direito e na área de Contabilidade, desta forma, cabe ao contador identificar qual a melhor forma de tributação para a empresa, podendo o empresário optar em permanecer ou trocar de regime de tributação. Com relação a sonegação fiscal, verificou-se que este é um crime onde a lei fiscal é violada pelo contribuinte, sendo este um ato voluntário, consciente onde o mesmo tinha intenção de praticar.
Palavras-chave: Perito Contador – Justiça – .
INTRODUÇÃO
Devido a globalização, as empresas devem buscar formas de acompanhar as constantes mudanças econômicas e sociais, visando à competitividade diante da concorrência.
O Planejamento Tributário é uma prática lícita e inteligente, com o intuito de reduzir legalmente as despesas tributárias e maximizar os resultados das organizações. Esta prática é responsabilidade de um contador, que pode oferecer resultados vantajosos para a empresa, trazendo uma redução da carga tributária.
O Planejamento Tributário possibilita uma comparação entre os regimes de tributação para identificar qual a melhor opção e enquadramento para a empresa, apresentando assim um menor ônus fiscal, o que possibilita aos empresários economizarem impostos.
O presente artigo procura demonstrar a importância da utilização do Planejamento Tributário nas empresas, buscando através de referenciais teóricos, conceitos e definições