Burocracia
Sociologia da Burocracia – Uma Seleção de Textos Básicos
Campos, Edmundo – Organização, Introdução e Tradução de – 3ª Edição – Biblioteca de Ciências Sociais – Zahar Editores
Capítulo: Estrutura Burocrática e Personalidade – Merton, Robert King – Págs: 107 à 124
Palavras Chave: Burocracia, Organizações – Disciplina
Estrutura Burocrática: social, racionalmente organizada, integrada com cargos e status hierarquizados (inerente ao cargo e não a pessoa que o desempenha).
A burocracia baseia-se em rotinas e procedimentos como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera.
As atividades dos técnicos são regidas por normas gerais abstratas, o homem é controlado por suas relações sociais com os meios de produção. As pessoas se dão conta que para trabalhar tem que estar empregadas e a burocracia lhes fornece os instrumentos necessários para trabalhar já que não possuímos os mesmos. Exemplo: um cientista pra ser um cientista e desenvolver suas pesquisas precisa ser empregado de uma burocracia que lhe fornecerá todo o material e instrumentos necessários para sua pesquisa.
Conforme Weber a estrutura burocrática determina que o funcionário seja preciso, confiável e eficiente e para atender esses requisitos ele precisa ser metódico, prudente e disciplinado.
A sociedade burocrática tem padrões definidos e organizados para funcionar, relacionados para satisfazer a organização, não são encorajados sentimentos e relações pessoais, pois o principal a ser alcançado pelo grupo será atender as expectativas para que a organização burocrática a qual o grupo pertence atinja o seu objetivo independente do que pensam e do que acreditam, dentro da organização o que vale e o que é aceito é somente o que a organização determina.
Essas normas burocráticas inclusive ajudam a evitar que as relações pessoais atrapalhem o objetivo a ser alcançado, pois se houver algum problema, no momento em que estão dentro da organização, as formalidades