burocracia
A burocracia é caracterizada por regras, procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades, especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Ela tem o objetivo de fazer com que a organização funcione melhor, de forma organizada, garantindo a igualdade no atendimento a todos. Em tese ela deveria acelerar os processos, no entanto, pelo excesso de formalização, os torna ainda mais lentos. Para Weber a burocracia é uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
O desenvolvimento da burocracia foi marcado por fatores como: as grandes organizações exigem a presença de um corpo administrativo, situado principalmente entre os lideres e os subordinados. os objetivos limitados das organizações da sociedade moderna, que pedem uma categoria de elementos funcionalmente especializados, cuja atividade é de treinar e controlar as pessoas da organização. a multiplicidade de experiencias pessoais dos que deverão ser admitidos em uma organização formal, necessitando de criterios uniformes e burocraticos no recrutamento, na seleção e na motivação dos individuos.
A burocracia no SUS
Baseado na burocracia existente no Sistema Único de Saúde – SUS, realizamos um levantamento sobre o tempo médio de espera para conseguir uma consulta, seja esta em qualquer área da saúde.
Realizamos uma pesquisa em Entre Rios do Oeste, cidade que possui uma população de 3.926 habitantes. Esse municipio esta integrado ao Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) juntamente com outros 17 municipios. Cada municipio integrante do consórcio tem uma proporção de consultas liberadas de acordo com a quantidade de habitantes do municipio, deste modo a cidade de Entre Rios do Oeste tem direito a 25 consultas em média por mes, e destas de 5 a 10 estão reservadas para casos de emergências.
Para obter uma consulta voce precisa procurar o