bullyng
NO
PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO
COM
NECESSIDADES ESPECIAS.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................
DESENVOLVIMENTO...........................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................
REFERÊNCIAS......................................................................
02
04
07
08
INTRODUÇÃO:
“A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com conseqüente compromisso coletivo.”
Desenvolvimento :
A Escola visitada foi no nosso município de Penápolis-SP, a escola Marilena Sipriano Perereira, buscou adotar medidas que fidelizassem o resultado dos alunos frente a seus níveis de aprendizagem. Vivência escolar, social, familiar, foram os pontos básicos avaliados. Os alunos, no aspecto social constituem dois grupos bem definidos: um primeiro grupo com sinais de cidadania, comportamento, cumpridores de seus deveres, não envolvidos com drogas, não simpatizantes com “bullying”, por outro lado, existe um outro grupo que se encontra nesta zona de risco, em alguns casos até com envolvimento com tóxicos. No que se refere aos aspectos familiares, algumas crianças agem de forma desobediente e presunçosa, tipos de comportamentos, do ponto de vista dos pais, normais se considerarmos a idade, e outros agem assim como forma de chamar a atenção dos pais ou por falta dos mesmos.
A inclusão é um desafio permanente nos nossos dias. Nesse sentido, trabalhar na perspectiva da inclusão de forma ampla significa oferecer