bullyng preconceito
O ESTERIÓTIPO
Defini-se estereótipo como sendo generalizações, feitas, superficialmente, sobre as características ou comportamentos de grupos sociais específicos atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, em sua maioria com caráter depreciativo . O estereótipo é geralmente imposto por meios externos, segundo as características aparentes, tais como a aparência (cabelos, olhos, pele), roupas, classe social, comportamentos, cultura, sexualidade, entre outros. Encontramos na origem dos estereótipos um processo de categorização: colocamos os indivíduos em categorias o que nos permite orientarmo-nos no mundo social. Estas rotulagens, em sua maioria, são negativas e muitas vezes causam certos impactos negativos na vida das pessoas.
Em alguns casos ideias estereotipadas não são mal vistas, por exemplo, a frase "Brasil, o país do futebol". Esta frase demonstra a paixão da maioria dos brasileiros que poro futebol. Obviamente, que existem brasileiros que não gostam de futebol, mas são incluídos nessa afirmativa. Porém, mesmo sendo uma afirmação estereotipada, não causa impactos negativos. No entanto, existem ideias estereotipadas sobre outras nações que são preconceituosas e ofensivas, como por exemplo, na afirmação "O Paquistão é o país dos homens bomba". Essa generalização não é vista com bons olhos pelos paquistaneses, uma vez que a maioria dos habitantes que lá vivem é contra o terrorismo.
O fato é que muitos estereótipos são, geralmente, adquiridos na infância sob a influência dos pais, familiares, amigos, professores e da mídia. E quando crescemos com a mesma ideia sobre um grupo e não há ninguém para desconstruir essa ideia é muito difícil conseguir mudar o ponto de vista. E, quando não reciclamos nossas ideias e revemos a nossa verdade transmitimos isso para outras pessoas, que podem aceitar e toma-las como verdades. Propagando, assim, os estereótipos de um