mamael

382 palavras 2 páginas
Língua e sociedade por Sírio Possenti Língua e sociedade Linguagem, cultura e sociedade estão todos extremamente interligados. Aspectos culturais, socioecônomicos, temporalidade, e até clima influenciam a língua que está em eterna mutação.
O autor exprime que a língua evolui com o passar do tempo e cada uma apresenta suas peculiaridades com relação a alguns aspectos linguístícos, e se adapta às necessidades do falante e do seu modo de ver o mundo, sua história, sua cultura. Ainda observa que a informalidade na língua está cada vez mais presente, seja nos vestuários para determinada ocasião, seja na linguagem. Ele julga que talvez seja pelo esquecimento da norma culta.
Refelexões A língua é sim como um traje que vestimos. Para cada ocasião existe uma roupa. Há uma linguagem para cada tipo de situação, como exemplo em entrevistas de emprego, em um bate papo com amigos, em audiência judicial.
A norma culta da linguagem deve ser utilizada em situações formais, ela impõe um certo distanciamento respeitoso entre os interlocutores. Inclusive algumas empresas da área de atendimento ao público ensinam aos seus colaboradores para comunicarem-se com os clientes utilizando o pronome de tratamento "você" ao invés de "senhor/a", pois têm-se a impressão de maior intimidade. Com o passar do tempo as expressões temdem a ser cada vez menores. Um exemplo é a forma de se agradecer por algo. Antigamente utilizava-se a expressão: Sou obrigado/a a retribuir-lhe o favor. Hoje em dia basta : Obrigado/a. Acredito que seja pela correria do dia a dia, as pessoas estão cada vez mais ocupadas. Prova disso é a comunicação pela internet, as palavras muitas vezes são reduzidas, para que se mantenha diálogo dinâmico, que despreenda menos tempo digitando. As pessoas estão mais ansiosas, tudo acontece de forma mais acelerada, e portanho a língua tende acompanhar essa tendência. Sírio Possenti graduado em Filosofia pela PUC-PR (1969), fez mestrado em Linguística na UNICAMP (1977) e doutorado

Relacionados

  • Mamael
    3965 palavras | 16 páginas
  • UM GIRASSOL NA JANELA - LIVRO
    36088 palavras | 145 páginas