bullyling

1104 palavras 5 páginas
O que é Bullying?

O bullying é um fenômeno bastante antigo, que na verdade sempre existiu embora os estudos sobre a problemática tenha começado no início da década de 1970 através do pesquisador Dan Olweus da Universidade de Bergen, ele desenvolveu os primeiros critérios para detectar o problema de forma específica, permitindo diferencia- lo de outras possíveis interpretações.( FANTE,2005, p.45).
Aqui no Brasil a pioneira sobre o assunto foi a Cléo Fante que é a maior especialista e faz parte do programa “Educar para a Paz” e vem sendo assunto de interesse nos meios educacionais e sociais em todo o mundo.
“O termo bullying não tem uma tradução literal para o português, mas ele deriva do verbo to bully em inglês que significa ameaçar, intimidar e dominar.” (TEIXEIRA, 2011, p.19). “O bullying segue sempre um padrão: uma relação desigual de poder em que um ou mais alunos tentam subjugar e dominar outros jovens. O estudante alvo de bullying pode ser exposto a diferentes formas de agressão, entretanto não é capaz de se defender.” ( TEIXEIRA, 2011, p. 21).
Para Allan Beane bullying é um termo usado para descrever vários tipos de comportamento que podem ter impacto na vítima em diversas áreas como físicos, verbais, sociais e relacionais. ( BEANE,2010, p.18 e 19).
O bullying de natureza física segue as seguintes características segundo Beane: “Bater, dar tapas, cotoveladas e impurrões com os ombros, empurrar, forçar com o corpo, colocar o pé na frente, chutar, tomar, roubar, danificar ou desfigurar pertences restringir, beliscar, enfiar a cabeça da outra criança no vaso sanitário, enfiar outra criança no armário, atacar com comida, cuspe, e assim por diante, ameaças e linguagem corporal intimidadora”. ( BEANE, 2010, p. 19 e 20).
O bullying que é praticado verbalmente acaba ferindo tanto quanto ou até mais que o praticado fisicamente pois ele é destrutivo e a seguir veremos alguns exemplos de como é praticado segundo Beane:
“ Apelidos ofensivos,

Relacionados

  • relatori de estagio
    4134 palavras | 17 páginas
  • Assédio Moral nas Organizações
    2009 palavras | 9 páginas
  • Bullying
    2488 palavras | 10 páginas
  • Assedio Moral
    8272 palavras | 34 páginas