Conceitos gerais sobre metabolismo.
1. Conceituar metabolismo e distinguir metabolismo primário de metabolismo secundário:
Metabolismo é o meio no qual os organismo adquirem energia livre para usar e realizar suas funções. Metabolismo primário é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do individuo. Já o metabolismo secundário, é responsável pelas relações entre o indivíduo e o ambiente onde ele se encontra.
2. Identificar as principais vias metabólicas e suas relações localizando as principais encruzilhadas metabólicas (compostos-elos):
1 - glicólise - oxidação da glucose a fim de obter ATP 2 - ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia 3 - fosforilação oxidativa - eliminação dos electrões libertados na oxidação da glucose e do acetil-CoA. Grande parte da energia libertada neste processo pode ser armazenada na célula sob a forma de ATP. 4 - via das pentoses-fosfato - síntese de pentoses e obtenção de poder redutor para reacções anabólicas 5 - ciclo da ureia - eliminação de NH4+ sob formas menos tóxicas 6 - b-oxidação dos ácidos gordos - transformação de ácidos gordos em acetil-CoA, para posterior utilização pelo ciclo de Krebs. 7 - gluconeogénese -síntese de glucose a partir de moléculas mais pequenas, para posterior utilização pelo cérebro.
3. Fazer a distinção entre catabolismo e anabolismo:
Catabolismo (degradação): liberam energia, pois os nutrientes e constituintes celulares são degradados para o aproveitamento de seus componentes e/ou para geração de energia. Ou seja, é o conjunto de vias enzimáticas que degradam os nutrientes orgânicos, extraindo–lhes energia química e originando produtos mais simples com potencial utilização celular
Anabolismo (biossíntese): biomoléculas são sintetizadas a partir de componentes mais simples. Ou seja, é o conjunto de vias enzimáticas que sintetizam as moléculas constituintes celulares a partir de precursores moleculares e da utilização de energia química.
4. Acerca dos princípios básicos das vias