Bullying
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
Tipos de bullying: * Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir) * Verbal (apelidos, gozar, insultar) * Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar) * Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente) * Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar) * Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais) * Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)
Caso de bullying:
Nos EUA, aluno sofre bullying de colegas e do professor na sala de aula
Um incidente ocorrido em Pierce, no estado americano de Washington, está sendo considerado o caso de bullying mais impactante nos EUA em 2012. Um garoto de 13 anos foi humilhado pelos colegas e pelo professor. O fato foi registrado por uma câmera de celular.
O incidente ocorreu na escola pública de ensino médio de Gig Harbor em fevereiro deste ano. A vítima foi amordaçada e arrastada; a sessão de tortura durou cerca de 15 minutos. John Rossi, o professor da turma, participou de parte das atividades. Em outras, apenas orientou os alunos agressores.
Depois de uma suspensão de apenas 10 dias, o professor foi transferido para outro colégio. Rossi se desculpou pelo acontecimento. Mas, não opinião dele, "o caso não foi diferente ou mais nocivo do que qualquer outra brincadeira feita por crianças".
Já os pais do aluno pensam diferente e não estão satisfeitos apenas com o pedido de desculpas - eles solicitaram uma investigação criminal do caso. Em