Bullying
Que fenômeno é esse?
Juliane Rosa Oliveira
Leonardo Benvenutti
Stephanie Cristina Cândida Machado Barbosa Profº Carlos Alberto Medrano
Centro Universitário Leonardo da Vinci – FAMEBLU
Curso de Psicologia – Psicologia Preventiva
RESUMO: O presente trabalho foi realizado com o intuito de enfatizar o conceito de Bullying, uma breve história e suas principais implicações. Atualmente o Bullying é considerado um fenômeno social, devido a isso se torna importante mais pesquisas e estudos na área. As consequências são severas e o manejo é difícil. Neste trabalho, além da conceituação, serão enfatizadas as políticas públicas que permeiam este fenômeno, o que a legislação diz sobre o manejo e tratamento do bullying, bem como as intervenções que podem elevar a prevenção nas escolas.
Palavras-chave: Bullying. Psicologia. Prevenção.
1 INTRODUÇÃO
As manifestações de violência são caracterizadas de diversas maneiras, temos a física, a psicológica e a sexual. Não falando de violência sexual, no âmbito escolar a violência física e psicológica possui um nome específico: bullying.
O bullying, em diversos estudos, é considerado um fenômeno social. Está cada vez mais afetando diretamente a sociedade com as suas consequências. O termo bullying pode ser entendido como um tipo de agressão, tanto física quanto psicológica, que acontece no contexto escolar. Este tipo de violência ocorre, geralmente, nos intervalos das aulas, ficando fora do alcance de professores e supervisores escolares.
Por que ocorre o bullying? Quem é o responsável pelo controle do bullying nas escolas? Perguntas surgem para que se reflita sobre este, aparentemente, novo fenômeno social, ou melhor, ‘problema’ social. Muito se pergunta sobre a origem do bullying, e vários estudiosos confirmam que não há uma data correta para o surgimento do bullying, tendo em vista que ele sempre existiu, mas sim, há uma época em que os agravos começaram a cair na mídia, e então, a preocupação se