Adm coca-cola
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
II SEMESTRE
CRISTIANO DOS REIS OLIVEIRA
tHE COCA-COLA COMPANY
Jequié
2012
CRISTIANO DOS REIS OLIVEIRA
tHE COCA-COLA COMPANY
Estudo do caso: The Coca-cola Company apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Introdução a Economia, Introdução a Contabilidade, Matemática e Teorias da Administração II.
Profsº: Regina Malassise, Marcelo Resquetti Tarifa, Helenara R. Sampaio e Karen Hiramatsu Manganotti.
Jequié
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................7
INTRODUÇÃO
Uma das maiores marcas do planeta, a Coca-cola é uma vitória do marketing, construída em gerações. A marca foi criada por Frank Robinson, que também desenhou a mão o logotipo. Robinson era contador e amigo de John Pemberton, que inventou o refrigerante em 1886, nos Estados Unidos. Pemberton era farmacêutico e sua intenção não era exatamente criar um refrigerante, mas sim uma espécie de tônico para combater a dor de cabeça. Cinco anos depois Pemberton vendeu os direitos de comercialização da Coca-cola. Quem comprou foi o empresário chamado Asa Griggs Candler. Candler é considerado o grande gênio por trás da Coca-cola. Foram suas táticas agressivas de propaganda popularizavam a marca. Após a morte da Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff. Uma das táticas usadas por Woodruff era espalhar o logo da Coca-cola por todos os eventos possíveis.
DESENVOLVIMENTO A abordagem neoclássica é também conhecida como Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo. Foi a busca pelo reequilíbrio organizacional. Suas características são: Ênfase