Bullying
O termo bullying deriva da palavra inglesa bully, que significa brigão, em português significa ameaça, tirania, opressão,intimidação, humilhação e maltrato.
O cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática do bullying de forma virtual.Este tipo de bullying, me preocupa, não só como profissional de educação, mais como mãe, pois os insultos se multiplicam e se espalham rapidamente.
As pessoas que praticam o cyberbullying, ou o bullying, são, normalmente, adolescentes sem limites, insensíveis, inconsequentes e empáticos, que não medem as consequências dos seus atos e, muitas das vezes desconhecem que já respondem criminalmente por estes atos, à partir dos deze anos de idade, com a presença dos pais ou responsável legal.
O bullying, virtual ou não, é uma questão muito séria. Este comportamento magoa, oprime, assusta, deprime, adoece, envergonha e entristece a vítima.O agressor “bullie” pode deixar sequelas muito graves na vítima, fazendo dela refém da sua casa. Aborrece todo mundo, tornando a escola num lugar assustador.
Quanto educadora, acredito que a melhor maneira de eliminar o bullying, é promover o diálogo aberto e honesto sobre questões que oprimem jovens e crianças, promovendo um ambiente escolar saudável e aconchegante, criando assim uma nova escola. Como mãe, iria mais longe e diria que os pais deveriam estar mais próximos a seus filhos, conversando e ensinando-os a se colocarem no lugar do outro. Minha filha caçula, de 8 anos, sofreu bullying na escola em que estuda e não queria mais estudar,chorava muito e os “bullies” que a agrediram verbalmente eram adolescentes, de 12 e 13 anos, cujos pais não participam da vida escolar de seus filhos.