Bullying
CLEUZA MARIA SANTOS PEREIRA
DANIELE LEITE PEREIRA
FRANCISCA DILVA ROQUE
TUANY FAIOLLI LOPES CUNHA
Bullying
Professora: Isabel
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
Introdução:
O fato de termos escolhido o assunto bullying foi devido o mesmo ser uma relação nem sempre tão pacifica como seria desejado em um local de troca de experiências e de possível crescimento do ser humano. Para compreender disfarçadas brincadeiras aparentemente inocentes, ou “próprias da idade”, o relacionamento discente, muitas vezes atinge pontos de violência moral e psicológica graves. Essas situações, precursora dos estudos a respeito do fenômeno bullying nas escolas brasileiras, declinam para conflitos sociais e tensões que podem por sua intensidade e freqüência, afetar tanto o aproveitamento escolar da vítima, como de todo o grupo participante dessas ações.
Nosso objetivo é compreender e discutir as situações de violência entre pares no corpo discente, desvelando suas significações na tentativa de combatê-las e reduzir sua continuidade.
Através da apresentação deste trabalho e de todas as nossas pesquisas e observações deste fenômeno do bullying, fica claro que esta questão levantada por todos os psicólogos, como um tipo de violência aprendido através da família, da escola, enfim dependendo do meio social no qual esta pessoa esta inserido, também pode vir a ser desaprendida, através de uma educação comportamental.
Objetivo:
O grupo escolheu este tema com propósito de esclarecer e trazer para discussão um problema tão acerbado do ponto de vista social. O bullying é um fenômeno mundial causado por diversos fatores sociais, uma manifestação de violência contemporânea apresentado em todos os sistemas de relacionamento sociais. Através das nossas observações e pesquisas, ficou claro para todos do grupo, que a etimologia do bullying é muito mais