Bullying e ciberbullying
Jornal Paranaense de Pediatria - Vol. 11 Nº 4, 2010
ARTIGO DE REVISÃO
BULLYING E CYBERBULLYING
BULLYING AND CYBERBULLYING
Sérgio A. Antoniuk1, Rita de C. S. Uhle2, Yasmin J. A. Andrade3, Marja C. R. dos Santos3
Resumo
Objetivo: Alertar aos pediatras sobre a alta prevalência da prática de Bullying e Cyberbullying entre estudantes, conscientizando-os da importância da atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Métodos: Trata-se de um artigo de revisão. Foram utilizados artigos publicados sobre os temas Bullying e Cyberbullying obtidos através de bancos de dados bibliográficos e sites de revistas científicas.
Resultados: O Bullying e o Cyberbullying são práticas em constante expansão. Estão presentes em qualquer faixa etária – com prevalência entre crianças e adolescentes, e não há distinção quanto à formação sócio-cultural. Enquanto o Bullying desenvolve-se predominantemente em ambiente escolar, o Cyberbullying é praticado no ambiente digital, tecnológico. As consequências são gravíssimas em ambas as práticas, tanto para todos os protagonistas principalmente para a vítima quanto para o agressor, com grande influência sobre o processo de desenvolvimento da identidade e personalidade.
Conclusão: O combate a estas práticas, bem como sua prevenção, é fundamental. Para tanto é preciso orientar os principais envolvidos: pais, professores, assim como médicos e profissionais de saúde que serão responsáveis pela assistência dessas crianças e adolescentes.
Palavras-chave: Bullying, Cyberbullying, intenet.
Abstract
Objective: To alert Pediatricians about the high prevalence of Bullying and Cyberbullying among students, making them aware of the importance of preventive care, diagnosis and treatment of possible damage to the health and development of children and adolescents.
Methods: The present article is a review of the literature about Bullying and